Genjutsus Genéricos para Naruto 3d&t

São as técnicas usadas para enganar os sentidos dos alvos, gerando ilusões.

Os Genjutsus são os Jutsus mais complicados de serem aprendidos e executados, exigindo grande astúcia e estratégia, mas potencialmente são os mais terríveis e úteis dentro e fora de lutas.

É possível cancelar os seus efeitos usando o Ninjutsu Kai, causando ferimento a sua vítima (qualquer dano), ou caso o usuário perca a concentração quando o estiver sustentando (o usuário não pode manter mais de um Genjutsu ativo por vez).

Verdadeiros usuários de Genjutsus geralmente são proficientes na Perícia Manipulação (Manual Alpha p.66).

Genjutsus geralmente não causam dano, mas sim aplicam efeitos às suas vítimas.

Contudo, eles só afetarão alvos que possuam uma Resistência igual ou menor que a Habilidade da personagem (caso o ninja tenha H 3, por exemplo, ele não será capaz de afetar alvos com R4 ou superior).

Para usa um Genjutsu o ninja deve fazer um ataque com PdF no alvo ou nos alvos, se superar a Força de Resistência do Alvo (1d + Habilidade + Resistência) o seu efeito será aplicado.

Por fim, alguns Genjutsus possuem em seu custo o efeito “por criatura”, o que significa que o jutsu poderá ser usado em mais de um alvo ao mesmo tempo por um determinado custo, até o limite da Habilidade da personagem.

Segue abaixo uma lista com os principais Genjutsus usados em Naruto, eles seguem a mesma regra de criação do poder Ninpou.

Efeitos de Rank D

CHUVA
Custo: 3 PC // Movimento
Alcance: curto | Duração: instantânea
O ninja cria uma chuva de pétalas, penas, corvos (como Itachi) como uma distração para fugir. O alvo não consegue te enxergar por 1 rodada.

FASCINAR
Custo: 2 PC por Minuto // Ação
Alcance: curto | Duração: sustentável
Por meio desse Efeito, o usuário captura a mente do alvo em uma ilusão de sua escolha, deixando-o fascinado.

Efeitos de Rank C

AMEDRONTAR
Custo: 5 PC // Ação
Alcance: curto | Duração: Instantânea
O usuário é capaz de causar temor no inimigo, seja lhe mostrando a imagem de seu pior pesadelo, uma cena grotesca ou um monstro gigante e aparentemente invencível.
Qualquer que seja a ilusão criada, o alvo ficará Abalado, usando todos os recursos necessários para fugir da fonte do medo.

FADIGAR
Custo: 2 PC por Minuto // Ação
Alcance: curto | Duração: sustentável
Este Efeito permite fazer o alvo acreditar que está ligeiramente cansado, devido a um mal súbito ou falta de ar, por exemplo.
A vítima ficará fatigada, e só poderá usar uma ação ou movimento por turno, e não soma a Habilidade na FA ou FD.

LER A MENTE
Custo: 3 PC por Minuto // Ação
Alcance: longo | Duração: sustentável
Este Efeito invadir a mente de um alvo, lendo seus pensamentos e obtendo informações.

LUGAR FALSO
Custo: 1 a 5 PC // Ação
Alcance: longo | Duração: sustentável
O ninja pode mudar a aparência de lugares ou objetos, enganando aqueles que enxergarem a ilusão.
Dependendo de quão absurda seja a mudança, os alvos podem fazer um teste de Resistência para perceber o efeito.
O custo deste jutsu depende de quão grande será a mudança, sendo: 1 PC para objetos pequenos que caibam numa mão; 2 PC para objetos com até 1 metro de diâmetro; 3 PC para objetos com o tamanho de um homem adulto; 4 PC para objetos tão grandes quanto cavalos; 5 PC para objetos enormes como elefantes.
Personagens com sentidos especiais que possam ver além de ilusões ou enxergar fluxo de Chakra não podem ser enganados por este jutsu.

SEGURAR
Custo: 4 PC por Minuto // Ação
Alcance: curto | Duração: sustentável
Com este Efeito, o usuário faz o alvo acreditar que está sendo agarrado por um grande animal, monstro, uma pessoa ou qualquer coisa da imaginação do ninja.
A vítima fica indefesa.

Efeitos de Rank B

ADOECER
Custo: 5 PC por Minuto // Ação
Alcance: longo | Duração: sustentável
Este Efeito permite criar ilusões que façam o alvo acreditar que está levemente doente.
A doença pode ser escolhida livremente pelo usuário, podendo ser uma simples dor de cabeça, uma gripe ou ânsia vômito.
Qualquer que seja a doença, o alvo ficará enjoado pela duração do jutsu, não podendo usar ações durante seu turno.

DESEQUILIBRAR
Custo: 2 PC por Minuto // Ação
Alcance: longo | Duração: sustentável
Este Efeito permite criar a ilusão no alvo de que algo está atrapalhando seu equilíbrio, como ventos fortes que mudam constantemente de direção, um tremor de terra ou outra opção escolhida pelo ninja.
O alvo sofre -2 em testes de Habilidade e seu deslocamento cai pela metade.

FANTASMA
Custo: 5 PC
Alcance: longo | Duração: sustentável // Ação
Este Efeito permite fazer o alvo acreditar que o personagem está em um lugar, quando na verdade está em outro.
Usado como uma técnica defensiva pessoal, Fantasma força o inimigo a errar o ataque contra o usuário.
O alvo será forçado a atacar um lugar ou área distante do usuário.

OFUSCAR
Custo: 3 PC por Minuto // Ação
Alcance: longo | Duração: sustentável
O alvo acredita que está perdendo sua visão, seja por uma doença ou por uma névoa negra que aparece ao seu redor misteriosamente.
A vítima fica cega recebendo -3 na Habilidade e não pode usar nenhuma ação que dependa da visão.

Efeitos de Rank A

ANULAR SENTIDO
Custo: 2 à 10 PC  // Ação
Alcance: longo | Duração: sustentável
O ninja escolhe um ou mais sentidos para anular do alvo, gastando 2 PC para cada sentido anulado dessa maneira.
O alvo deve ser bem sucedido em um teste de Resistência, se falhar perderá o sentido até o jutsu ser cancelado.

CONFUNDIR
Custo: 6 PC por Minuto // Ação
Alcance: longo | Duração: sustentável
Este Efeito gera alucinações no alvo ou ilusões aleatórias que mudam a cada rodada.
A vítima fica confusa não podendo usar ações nem movimentos.

SONO
Custo: 2 PC por Minuto // Ação
Alcance: curto | Duração: sustentável
O ninja faz com que todos numa área com 1 metro de raio para cada PC gasto caiam em um sono profundo.
Os alvos despertam naturalmente após a duração do jutsu.

ESCURIDÃO
Custo: 5 PC // Ação
Alcance: Curto | Duração: sustentável
O ninja consegue criar numa área com 12 metros de raio uma ilusão de escuridão absoluta que só afetará quem ele desejar, sendo tratados como cegos.
Não há teste de Resistência: a única forma de não ser afetado é sair da área.
Nem mesmo alvos que possuem sentidos especiais que vejam além do comum conseguem enxergar dentro desta área.
Quem olhar pelo lado de fora verá apenas uma grande nuvem de escuridão, não tendo ideia do que possa estar ocorrendo do lado de dentro.

Efeitos de Rank S

ATORDOAR
Custo: 10 PC por Minuto // Ação
Alcance: longo | Duração: sustentável
O usuário confunde os sentidos do alvo, retirando sua capacidade de agir em combate.
A vítima fica atordoada por uma rodada.
Na rodada seguinte, se falhar no segundo teste de resistência, ficará tonta, permanecendo assim enquanto ficar presa na ilusão.

EFÊMERO
Custo: 4 PC por turno // Ação
Alcance: curto | Duração: sustentável
O ninja prende o alvo numa realidade ilusória, forçando-o a ver apenas o que desejar e o controlando completamente.
A vítima fará tudo o que o ninja quiser, até mesmo atacar seus aliados.
Contudo, caso faça algo que vá contra um Código de Honra, o alvo pode fazer teste de Resistência para tentar quebrar a ilusão.
Além disso, a única forma de quebrar este Genjutsu é usando o Ninjutsu Kai (causar dano na vítima não é suficiente), ou forçando o usuário a perder a sua concentração (falhe num teste de Resistência após receber qualquer dano ou fique incapacitado).
Caso o ninja possua algum donjutsu, e ele esteja ativo, os olhos da vítima se tornam o donjutsu do ninja.

Por isso é só, compartilha para seus amigos e ja começa a jogar Naruto RPG hoje mesmo.

Veja nossa parte 1, falando dos Jutsus Genéricos.
E a parte 2, falando dos Jutsus Elementais.

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