Seus jogadores precisam aprender a perder

Seus jogadores precisam aprender a perder

Uma boa parte aqui já deve ter passado por algum momento assim em uma mesa que jogava,

onde um dos jogadores toma uma “brilhante” decisão que acaba condenando ele/o grupo e ai viu o mestre ter que dar aquela forçada pra ajudar,

ou era o mestre e teve que criar um evento miraculoso para os jogadores não morrerem e a mesa não acabar ali.

Eu acho isso errado, os jogadores nunca terão medo de perderem seus personagens ou de consequências se o mestre sempre estiver segurando a mão dos jogadores,

o jogo não é Mestre x Jogadores mas também não é Jogadores e Mestre x O resto, o mestre está ali para dar vida ao mundo e narrar uma história, narrar as escolhas dos jogadores.


Os jogadores precisam ser lembrados que nem todo combate é obrigatório e que nem todo inimigo pode ser derrotado, pelo menos não por hora,

um combate que seu jogador seja derrotado sem morrer talvez o motive a ficar mais forte do que uma vitória faria.

Trabalhe esses aspectos no seu jogo, deixe claro caso os jogadores estejam indo em direção a um combate onde as chances de vitórias são baixas ou impossíveis,

mas não puxe eles para longe como uma mãe tirando uma criança do barro.

Passar sempre a mão na cabeça dos jogadores acaba mimando eles de maneira errada, a história do mundo evolui com eles não ao redor deles,

não vejo nenhum problema em narrar aventuras épicas com personagens que se tornam heróis mas que sejam por méritos próprios deles e não porque o DM teve que pegar leve em um combate mortal por birra de jogador.

 

*ALERTA DE SPOILER*
Rocky não venceu sua primeira luta contra o Apollo Creed, não tenha medo de derrubar os personagens se eles forem por um mau caminho, tudo isso é aprendizado para os personagens e para os jogadores.

Por isso é só, deixa ai nos comentários o que achou da reflexão!

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