Pokémon Alpha #1 – Guia de Pokémon

pokémon alpha

Ei mestr e, a muito tempo atrás eu fiz uma adaptações de pokémon, para jogarmos na minha casa com os amigos, e postei no blog. E teve o segundo maior público, perdendo apenas para Cavaleiros do Zodíacos.

Como tem saído muitos materiais novos sobre 3d&t, resolvi atualizar essa adaptação e postar para você aqui no blog.

Introdução

Os Pokémon são criaturas que habitam todo o mundo Pokémon. Cada espécie tem um conjunto de habilidades específicas, os Pokémon geralmente nascem em ovos, enquanto uma minoria, tem seus fósseis revitalizados e muitos desses monstrinhos têm a capacidade de evoluir, ou seja, alterar para formas mais poderosas conforme adquirem experiência em batalhas.

Os Pokémon são de certo modo inteligentes e geralmente obedecem aos treinadores, mas muitas das vezes um Pokémon recém capturado não obedecerá a seu novo treinador.  As espécies de Pokémon são catalogadas, cada uma possuindo um número de referência. A sequência destes números varia de acordo como o número de espécies conhecidas. Hoje são conhecidos mais de 800 Pokémon que se dividem em:  Água, Planta, Inseto, Fada, Fogo, Fantasma, Noturno, Terra, Pedra, Metálico, Voador, Gelo, Psíquico, Normal, Venenoso, Elétrico, Lutador e Dragão.

Red com seus Pokémon

OS “PERSONAGENS” POKÉMON

Da mesma maneira que os treinadores Pokémon, cada monstrinho possui uma ficha de personagem, porém elas não podem ser mudadas ou refeitas de início. Todos os Pokémon têm uma base inicial (fichas iniciais), pois apesar de parecerem os Pokémon são diferentes.

A “criação” de Pokémon é bem parecida com a dos personagens normais, a diferença é que quando o Pokémon é capturado ele ja tem uma ficha pronta criada pelo mestre. Mas, sua evolução é igual a de um personagem normal.

TIPOS DE DANO E GOLPES

No manual alpha página 75, é apresentado os tipos de dano, mas no universo de Pokémon mudaremos os tipos para os tipos de cada Pokémon, ou seja, Charizard por exemplo pode causar dano dos tipos: Fogo (da sua baforada), Normal (Ataque com garra) e Voador (Bater de Asas).

Hitmonchan dando Soco de Fogo

Sendo assim cada Pokémon causa uma gama de danos diferentes sem precisar da Vantagem Adaptador, um tipo de dano para cada ponto em Força e Poder de Fogo, por exemplo Hitmonchan têm com F3, então, pode causar dano do tipo Lutador (seu golpe comum), Fogo (com um golpe chamado Punho de Fogo) e Gelo (com Punho de Gelo). Pokémon do tipo Fantasma não são afetados por golpes do tipo Lutador, mas nesse caso o jogador pode usar o golpe de Fogo ou Gelo para causa dano.

Como Regra Opcional todos os Pokémon possuem apenas quatro golpes memorizados, esse golpes podem ser como no exemplo acima, três golpes comuns de Força (F + H + 1d) de tipos diferentes, ou também pode ter golpes baseados em Vantagens, por exemplo, o Hitmonchan teria um quarto golpe que seria o Mega Punho, quer seria um Ataque Especial Força. As nomenclaturas dos golpes são dadas pelo próprio jogador.

Segundo a Pokédex Hitmonchan, pode ter ataques do tipo Elétrico (Punho Relâmpago), Metálico (Punho Perfurador) e Normal (Soco Cometa). Sempre que um Pokémon ganha um Ponto de Personagem, ele pode aprender um novo golpe, e esquecer um antigo.

OS POKÉMON E SUAS NATUREZAS (Regra Opcional)

As Naturezas definem a personalidade do Pokémon. Existem no total 25 Naturezas diferentes, e cinco são neutras, não tendo nenhum efeito. Das outras 20, cada uma aumenta uma característica em 1 e diminui outra em 1. Essa é uma regra extra que o Mestre pode acrescentar o seu jogo.

Talonflame

Por exemplo, temos o Talonflame, esse pássaro de fogo é conhecido por ser um canhão de vidro, o que significa que ele tem um poder ofensivo enorme, mas é vencido por qualquer coisa mais forte que um espirro. Todos os seus ataques bons são baseados no seu Poder de Fogo. Sendo assim, para fins competitivos, ele fica com uma Natureza que diminui sua Força, já que ele é desnecessário. A dúvida então fica entre aumentar seu poder de ataque ou aumentar sua velocidade (na esperança de atacar mais rápido que outros Talonflames). Com isso, a maioria dos treinadores fica dividido entre as Naturezas Rigoroso (para aumentar o Poder de Fogo) ou Bravo (para aumentar a Habilidade). E como é a relação entre todas as Naturezas? Dê uma olhada na tabela abaixo:

NEUTROS 1. FOR+1 2. HAB+1 3. RES+1 4. ARM+1 5. PDF+1
1. FOR-1 Ousado Bravo² Desobediente Solitário² Rigoroso
2. HAB-1 Tímido² Sério Ingênuo Apressado Alegre¹
3. RES-1 Calmo Audacioso Imperativo¹ Gentil¹ Cuidadoso
4. ARM-1 Corajoso¹ Relaxado¹ Frouxo² Dócil Antissocial²
5. PDF-1 Modesto Quieto Precipitado Meigo Envergonhado

¹ Felicidade Base = 9. ² Felicidade Base = 5. Os demais Felicidade Base = 7

Para saber a natureza de um Pokémon jogue 2d6 e compare com a 1ª coluna e com a 1ª linha, a natureza que tiver no meio é a do Pokémon. Em caso de 6, escolha um ou jogue novamente.

Os Pokémon e seus Tipos

No mundo Pokémon, estas criaturas estão classificadas por diferentes tipos. Podemos encontrar Pokémon puros, ou seja, que só tem um tipo (como é o caso do Pikachu, ele só é elétrico) e também Pokémon mistos, que tem dois tipos diferentes (como Onix, tipo Pedra e Terra). A cada tipo de Pokémon, podemos encontrar diferentes habilidades e ataques. Atualmente existem 18 tipos de Pokémon.

Cada tipo de Pokémon abaixo ganha algumas vantagens padrão como: Invulnerável, Armadura Extra, Vulnerável, Movimento Especial e Super Poder, que é uma magia que o Pokémon pode usar para simular algum efeito que ele possua no jogo. Essas vantagens não têm custo nenhum, já vem integrado à ficha. Os Pokémon recém capturados, tem seu dano de Força e Poder de Fogo baseados nos tipos que possuem.

NORMAL

O tipo Normal é o tipo mais básico de Pokémon. Eles são muito comuns e aparecem desde a primeira rota que você visita. Os Pokémon mais normais são de um tipo, mas há um grande contingente com um segundo tipo Voador. Pokémon X / Y adiciona vários Pokémon normais de tipo duplo.

  • Invulnerável: Fantasma
  • Vulnerável: Lutador

FOGO

O Fogo é um dos três tipos elementares básicos junto com Água e Planta, que constituem os três Pokémon iniciais. Isso cria um triângulo simples para explicar o conceito de tipo facilmente para novos jogadores. Os tipos de Fogo são notoriamente raros nos estágios iniciais dos jogos, então escolher o iniciador de variação do Fogo é muitas vezes uma vantagem.

  • Armadura Extra: Fogo, Planta, Gelo, Inseto, Metálico e Fada
  • Vulnerável: Água, Terra e Pedra
  • Super Poder: Névoeiro de Hyninn
  • Vantagem: Ataque Especial (Chamuscado PdF)*

ÁGUA

A água é um dos três tipos elementares básicos junto com Fogo e Palnta, que constituem os três Pokémon iniciais. Isso cria um triângulo simples para explicar o conceito de tipo facilmente para novos jogadores. A água é o tipo mais comum, com mais de 100 Pokémon, que são baseados em uma grande variedade de peixes e outras criaturas marinhas.

  • Armadura Extra: Fogo, Água, Gelo e Metálico
  • Vulnerável: Planta e Elétrico
  • Movimento Especial: Natação
  • Vantagens: Anfíbio (Vantagem Única, porém não há aumento de Resistência)
  • Desvantagens: Ambiente Especial Água (para alguns Pokémon)

PLANTA

A Planta é um dos três tipos elementares básicos junto com Fogo e Água, que constituem os três Pokémon iniciais. Isso cria um triângulo simples para explicar o conceito de tipo facilmente para novos jogadores. A Planta é um dos tipos mais fracos estatisticamente, com 5 fraquezas defensivas e 7 tipos que são resistentes aos movimentos de Planta. Além disso, muitos Pokémon Planta têm Venenoso como seu tipo secundário, adicionando uma vulnerabilidade psíquica. A combinação de tipos com mais pontos fracos é Planta/Psíquico.

  • Armadura Extra: Água, Planta, Elétrico e Terra
  • Vulnerável: Fogo, Gelo, Venenoso, Voador e Inseto
  • Movimento Especial: Balançar-se
  • Super Poder: Sono
  • Vantagens: Membros Elásticos, Paralisia (PdF) e Tiro Carregável

ELÉTRICO

Existem relativamente poucos Pokémon Elétricos. Na verdade, apenas quatro foram adicionados na terceira geração. A maioria é baseada em roedores ou objetos inanimados. Os Pokémon Elétricos são muito bons defensivamente, sendo fracos apenas para os movimentos de Terra.

  • Armadura Extra: Elétrico, Voador e Metálico
  • Vulnerável: Terra
  • Vantagens: Aceleração, Ataque Especial Paralisante e Toque de Energia

VOADOR

A maioria dos Pokémon do tipo Voador é baseada em pássaros ou insetos, juntamente com algumas criaturas míticas como dragões. Em média, eles são mais rápidos que qualquer outro tipo. Quase todos os tipos Voador são secundário, geralmente com Normal. Há apenas um Pokémon Voador puro (Tornadus) e uma linha com Voador como um tipo primário (Noibat / Noivern). A partir da geração 6, o tipo também foi emparelhado com todos os outros tipos.

  • Invulnerável: Terra
  • Armadura Extra: Inseto, Lutador e Grama
  • Vulnerável: Elétrico, Gelo e Pedra
  • Movimento Especial: Queda Lenta
  • Vantagens: Voo

INSETO

A maioria dos Pokémon Inseto cresce rapidamente e evolui mais cedo do que outros tipos. Como resultado, eles são frequentemente muito fracos. Na Primeira Geração, os Insetos eram quase inúteis. A situação melhorou em jogos posteriores com melhores jogadas e uma vantagem contra o tipo Noturno.

  • Armadura Extra: Planta, Terra e Lutador
  • Vulnerável: Fogo, Voador e Pedra
  • Movimento Especial: Escalar
  • Super Poder: Sono
  • Vantagens: Paralisia (PdF)

VENENOSO

O tipo Veneno é considerado um dos mais fracos ofensivamente. Antes do Pokémon X / Y, ele era super efetivo apenas contra o Planta. Agora tem uma vantagem extra contra o novo tipo Fairy. Ele se sai um pouco melhor na defensiva, mas sua melhor vantagem é através de envenenamento.

  • Invulnerável: Efeitos do Ataque Especial (Venenoso)*
  • Armadura Extra: Planta, Lutador, Venenoso, Inseto e Fada
  • Vulnerável: Terra e Psíquico
  • Super Poder: Nevoeiro de Sszzaas
  • Vantagens: Ataque Especial (Venenoso)* e Paralisia (For)

TERRA

Terra é um dos tipos mais fortes ofensivamente: é super-efetivo contra outros cinco tipos (como Lutador). Infelizmente, muitos Pokémon do tipo Terra tem Pedra como tipo secundário, arrastando-os com várias desvantagens.

  • Invulnerável: Elétrico
  • Armadura Extra: Venenoso e Pedra
  • Vulnerável: Água, Planta e Gelo
  • Movimento Especial: Escavação

PEDRA

Caracterizam-se por terem um corpo físico forte, tem uma defesa interessaste, conseguem ser resistentes ao tipo normal. Assim como o tipo planta, pedra é o que mais tem desvantagens (ambos com desvantagens a 5 tipos). Em compensação, eles têm vantagem a 4 tipos. Não vou dizer que eles são bons, mas também não vou dizer que eles não são.

  • Invulnerável:
  • Armadura Extra: Normal, Fogo, Voador e Venenoso
  • Vulnerável: Água, Planta, Terra, Lutador e Metálico
  • Movimento Especial: Escavação

LUTADOR

Os Pokémon Lutadores são fortes e musculosos, geralmente baseados em artistas marciais. Os ataques Lutadores são super-eficazes contra outros cinco tipos (como é o Terra), tornando-os muito bons ofensivamente.

  • Armadura Extra: Inseto, Pedra e Noturno
  • Vulnerável: Voador, Psíquico e Fada
  • Vantagens: Ataque Múltiplo
  • Desvantagens: Munição Limitada

PSÍQUICO

Pokémon deste tipo são extremamente fortes, com habilidades fora do comum, paranormais, mesmo com pouca defesa este tipo segue sendo um dos melhores. Podem fazer coisas tanto incríveis como absurdas, usando seu poder psíquico. Como é um tipo meio afastado, não tem vantagens e desvantagens contra aqueles tipos mais comuns.

  • Armadura Extra: Lutador e Psíquico
  • Vulnerável: Inseto, Fantasma e Noturno
  • Super Poder: Barreira Mística, Cura Mágica, O Canto da Sereia, Força Mágica, Ilusão e Proteção Mágica
  • Vantagens: Deflexão, Paralisia, Pontos de Magia Extra, Telepatia e Teleporte

FANTASMA

É um dos melhores tipos e um dos mais difíceis de serem derrotados. Eles podem desaparecer no meio do nada e tem golpes fantasmagóricos, como a sombra da noite, o pesadelo, entre outros. Seus golpes costumam ter seus efeitos que podem complicar numa batalha.

  • Invulnerável: Normal e Lutador
  • Armadura Extra: Inseto e Venenoso
  • Vulnerável: Fantasma e Noturno
  • Super Poder: O Canto da Sereia, Desmaio, Força Mágica, Ilusão e Pânico
  • Vantagens: Imortal, Invisibilidade, Paralisia (For), Possessão, e Teleporte
  • Desvantagens: Monstruoso

GELO

Esses Pokémon são conhecidos por serem fortes contra dragões, eles podem conseguir congelar os adversários com seus golpes. É preciso saber a hora certa de se usar um Pokémon ou um golpe de gelo, pois, quando não estão muito fortes, provavelmente vão estar muito fracos contra o adversário.

  • Armadura Extra: Gelo
  • Vulnerável: Fogo, Pedra, Lutador e Metálico
  • Vantagens: Ataque Especial (Paralisante PdF)

DRAGÃO

Pokémon do tipo dragão são muito fortes e adoram uma batalha. São muito raros de se achar, mas contam com um grande ataque e uma ótima defesa. Seus golpes podem ser aquáticos, de fogo, de gelo, elétrico, normais, voadores e outros específicos de dragões, tornado eles um oponente difícil de ser derrotado. São difíceis de serem treinados, os dragões totalmente evoluídos e os dragões lendários todos têm 2 tipos. A maioria deles (menos Kingdra e lendários) acabam ficando ou dragão/voador, ou dragão/terra, o que causa dupla desvantagem ao tipo gelo.

  • Armadura Extra: Fogo, Água, Planta e Elétrico
  • Vulnerável: Gelo, Dragão e Fada
  • Vantagens: Ataque Concentrado, Ataque Especial (PdF), Tiro Múltiplo e Voo (para alguns Pokémon)

NOTURNO

Outro dos tipos mais novos, tem costume de aparecerem à noite, seus olhos são ótimos para ver, assim, consegue ser melhor contra os tipos fantasmas e psíquicos, já que eles conseguem enxergar através dos golpes psíquicos e detectar fantasmas invisíveis. Um Pokémon Fantasma/Noturno não tem verdadeiras fraquezas, as resistências de um tipo cobrem as desvantagens do outro. Não tem um golpe noturno que cause um grande estrago, mas cada um tem seu efeito especial.

  • Invulnerável: Psíquico
  • Armadura Extra: Fantasma e Noturno
  • Vulnerável: Inseto, Lutador e Fada
  • Super Poder: Escuridão
  • Vantagens: Sentidos Especiais (Infravisão)

METÁLICO

Têm um corpo blindado, ou seja, metalizado, são poucos os que existem, já que é um dos mais novos tipos de Pokémon. Com o passar das gerações, surgiram mais Pokémon desse tipo. São conhecidos como tanques de guerra, pois são resistentes a 11 tipos diferentes, e não são afetados por veneno. São bons apenas contra gelo e pedra. Ficam logo “enferrujados” com golpes de fogo. Também têm fraqueza a lutador e terra. Se não usados esses tipos, o melhor para atacar é água e elétrico, qualquer outro tipo trará dificuldades na batalha.

  • Invulnerável: Venenoso
  • Armadura Extra: Normal, Planta, Voador, Inseto, Pedra, Psíquico, Gelo, Dragão, Metálico e Fada
  • Vulnerável: Fogo, Terra e Lutador

FADA

O mais novo tipo, introduzidos na 6ª geração. Muitos Pokémon de gerações anteriores foram reclassificados para esse tipo. São representados por seres encantados e que atacam com magia. O tipo surgiu principalmente para equilibrar o tipo dragão, que estava cada vez mais imbatível. Também são bons contra lutadores e noturnos, e não são afetados por golpes do tipo dragão. São fracos contra o tipo veneno e metálico, que pouco eram usados ofensivamente, ajudando a equilibrar esses tipos também.

  • Invulnerável: Dragão
  • Armadura Extra: Inseto, Lutador e Noturno
  • Vulnerável: Venenoso e Metálico

*Novas Vantagens

OBS: Cada Pokémon pode ter vantagens exclusivas para sua espécie.

Volcanion dos Tipo: Fogo/Água

Pokémon com 2 tipos

Quando houver Pokémon com 2 tipos, o Pokémon terá 2 tipos de dano padrão no PdF. O mestre escolhe qual o tipo o Pokémon terá na hora da captura e o jogador pode trocar o tipo assim que o Pokémon ganhar um Ponto de Personagem.

Para as Estatística, o Pokémon ganha tudo dos 2 tipos, mas o mestre pode restringir algumas delas. As invulnerabilidades, Vulnerabilidades e Armaduras Extras, separe em uma lista e veja abaixo a tabela de junções:

TABELA DE CONVERSÃO
Tipo 1 / Tipo 2 Invulnerável Armadura Extra Vulnerável
Invulnerável Permanece invulnerável Permanece invulnerável Vira Armadura Extra
Armadura Extra Permanece invulnerável Vira invulnerável Perde os Dois
Vulnerável Vira Armadura Extra Perde os Dois Permanece vulnerável

Por hoje é isso, amanhã tem mais. Deixe ai nos comentários se faltou alguma coisa sobre os tipos.

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